Uma recente pesquisa realizada pela BigID revelou que a grande maioria das organizações carece de estratégias sólidas de resiliência cibernética e capacidades de segurança de dados para enfrentar ameaças e garantir a continuidade dos negócios. Mesmo com o aumento alarmante de ataques cibernéticos, poucas empresas têm tomado medidas estratégicas para reforçar suas defesas. Surpreendentemente, cerca de 80% dos entrevistados não confiam plenamente que suas empresas possuam uma estratégia de resiliência cibernética adequada para enfrentar os desafios e ameaças cibernéticas cada vez mais intensas.
Um dos aspectos mais preocupantes é o ransomware, que representa uma ameaça séria. No ano anterior, 40% dos entrevistados afirmaram que a "falha na recuperação de dados" os preocupava, mesmo que seus dados estivessem em backup. No entanto, esse ano, 67% não têm total confiança de que suas empresas conseguiriam recuperar dados e processos críticos após um ciberataque que afetasse toda a rede.
Os resultados da pesquisa mostram que, em média, levaria 24 horas para 95% das empresas restaurarem seus dados e processos de negócios após um ataque cibernético. Além disso, 71% estimam que levaria mais de 4 dias, enquanto 41% acreditam que levaria mais de uma semana para recuperar totalmente a operação.
Em um ataque de ransomware, cada minuto é crucial. Quanto mais tempo uma empresa fica inativa e seus dados ficam inacessíveis, maior o risco de impactos graves e imediatos para o negócio.
A pesquisa também revelou que muitas empresas estariam dispostas a pagar resgates para recuperar seus dados e operações o mais rápido possível. Embora pagar um resgate seja considerado uma medida de último recurso, 90% dos entrevistados afirmaram que sua organização consideraria pagar, dependendo do custo, se isso significasse recuperar dados e processos essenciais de forma mais rápida.
Diante do cenário em que o cibercrime é projetado para custar ao mundo US$ 8 trilhões anualmente (ou US$ 10,5 trilhões até 2025), cada vez mais empresas buscam proteção financeira contra perdas resultantes de ataques cibernéticos e violações de dados por meio de seguros cibernéticos. No entanto, a abordagem mais eficaz, é trabalhar na prevenção, envolvendo uma solução completa de segurança de dados e cibersegurança.
Em breve resumo, os resultados da pesquisa enfatizam a urgência de as empresas investirem em resiliência cibernética e segurança de dados robusta. Empreendedores, principalmente, devem entender que proteger dados críticos e estabelecer planos eficientes de recuperação são fundamentais para a continuidade e o sucesso dos negócios em um cenário cibernético cada vez mais hostil.
E a sua empresa está protegida?
E quando sua vez de ser o alvo, o plano de resposta está pronto? Quanto tempo sua empresa irá ficar parada até restabelecer a ordem?
Queremos te deixar com a mente tranquila, pois aqui na Somaxi Group temos soluções completas de tecnologia e segurança da informação.
Até breve tripulante.
Comments