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FORD LANÇA SISTEMA DE PROTEÇÃO A FINANCIAMENTOS COM PARCELA ATRASADA

A Ford registrou nos Estados Unidos a patente de um sistema que se aproveitaria das novas tecnologias para benefício do bolso da própria fábrica.

Ele pressionaria o dono do carro que deixou de pagar algumas parcelas e quitar suas dívidas. E os métodos são bem incomuns.


Utilizando o recurso de geofencing, por exemplo, a marca criou um mecanismo capaz de cercar uma área onde o motorista poderia circular. O carro simplesmente não viraria em uma rua que o levasse para fora desse limite. A Ford diz no pedido de registro que poderia comandar o sistema de áudio para “emitir um som incessante e desagradável toda vez que o proprietário estiver presente no veículo”, por exemplo, ou desabilitar outros recursos importantes, como o controle de temperatura.


Câmeras e sensores seriam usados pelo banco para localizar o veículo caso haja a necessidade de uma reintegração de posse forçada. Em casos extremos, os veículos com condução autônoma até poderiam seguir para o pátio de apreensão mais próximo. Sozinhos.


Mas a Ford não quer ser tão malvada assim e colocou uma ponderação no pedido que é, caso o proprietário passe mal por causa da falta de ar-condicionado ou pela limitação geográfica, a fábrica mandaria uma ambulância para salvá-lo.


Ações remotas em carros de inadimplentes não são bem uma novidade e podem esbarrar em questões éticas e de segurança. Em janeiro do ano passado, uma empresária teve seu carro alugado bloqueado enquanto estava em movimento por uma locadora, que alegou inadimplência da cliente.


“Consegui com muito custo jogar o carro no acostamento pois o volante estava bem “duro”, assim como o freio. Quando liguei para a assistência 24hrs, eles relataram que não era uma pane, e sim um BLOQUEIO remoto, pois o carro estava em apropriação indébita por inadimplência e portanto não iam prestar socorro”, afirma em seu relato no Linkedin.


Acredito que seguindo nesta linha, com taxa de inadimplencia quase "zero" as taxas de financiamento poderá também ser muito baixa pois a segurança de recebimento será muito maior.


Fonte:4 Rodas



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Damiao Oliveira - COO/DPO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Jornalista - DRT 6688/SC

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