top of page

GhostTouch: Hackers acessam tela de celular sem tocá-la

É o que aponta o artigo “GhostTouch: ataques direcionados em telas touchscreen sem toque físico”, que será apresentado no Usenix Security Simposium, no mês que vem, e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Zhejiang (China) e da Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha).



De acordo com o estudo, um novo tipo de ataque, o GhostTouch, é capaz de executar toques e furtos na tela do telefone a uma distância de até 40 mm. Entre as ações maliciosas, é possível iniciar chamadas e baixar malwares.


Por conta disso, os pesquisadores criaram o GhostTouch para entender se era possível usar a interferência eletromagnética para executar ataques e foram bem-sucedidos. Para isso, prepararam um gerador de ondas com sinais EMI e uma antena de transmissão para se conectar com o telefone. Um módulo localizador determinou a localização exata da tela do aparelho e calibrou os sinais para locais específicos.


Segundo o estudo, cafés, bibliotecas e lobbies de conferências, onde as pessoas colocam seus smartphones virados para baixo, são os locais mais prováveis para um ataque.


Foram testadas várias ações com o GhostTouch: atender chamadas, pressionar botões, digitar senhas e desbloquear. Em um dos cenários, caso o telefone da vítima esteja no modo silencioso, o invasor pode ligar e usar o ataque para atender uma ligação e escutar uma conversa privada. Em outro, é possível enviar um link malicioso para o telefone da vítima e usar o GhostTouch para tocar nele e baixá-lo.


Os pesquisadores testaram o malware em 11 tipos de smartphones amplamente utilizados. Em nove deles (82%), foram capazes de usar o ataque com algum grau de sucesso. Por exemplo, estabelecer uma conexão Bluetooth maliciosa em um iPhone SE.


E sua empresa, como está se previnindo para possíveis ataques e responsabilização jurídica? E em caso de incidente, já tem como reiniciar as atividades? Não!?


Fale conosco ainda hoje, a @somaxigroup pode te ajudar!


Fonte: Olha Digital


Damiao Oliveira CDPO - Somaxi Group Jornalista DRT 6688/SC

Repórter ANPPD – Portal de Notícias

26 visualizações0 comentário
bottom of page