top of page

Membros LockBit presos em 2 Países

Agentes de polícia prenderam nesta terça-feira, 20, dois operadores da gangue de ransomware LockBit na Polônia e na Ucrânia, criaram uma ferramenta de descriptografia gratuita para recuperar arquivos criptografados e apreenderam mais de 200 carteiras criptografadas após “hackear” os servidores dos criminosos cibernéticos em uma operação internacional de repressão.



As autoridades judiciais francesas e norte-americanas emitiram três mandados de prisão internacionais e abriram cinco acusações contra outros operadores do LockBit. Duas das acusações foram abertas pelo Departamento de Justiça dos EUA contra dois cidadãos russos pelo envolvimento em ciberataques. Dois outros hackers também foram sancionados pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA.


A repressão global ao LockBit foi coordenada pela Operação Cronos, uma força-tarefa liderada pela Agência Nacional do Crime (NCA) do Reino Unido e coordenada na Europa pela Europol e a Eurojust. A investigação começou em abril de 2022 na Eurojust, após um pedido das autoridades francesas.


A operação, que durou meses, resultou na interrupção da plataforma do LockBit e de outras infraestruturas que permitiram as ações criminosas. Segundo a Europol, foram derrubados 34 servidores na Holanda, Alemanha, Finlândia, França, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido. “Esta infraestrutura está agora sob controle das autoridades e mais de 14 mil contas fraudulentas responsáveis pela exfiltração ou infraestruturas foram identificadas e encaminhadas para remoção pelas autoridades”, disse a Europol.


Como parte da Operação Cronos, as autoridades policiais também recuperaram mais de mil chaves de descriptografia dos servidores do LockBit apreendidos. Usando essas chaves de descriptografia, a Polícia Japonesa, a NCA e o FBI desenvolveram uma ferramenta de descriptografia com apoio da Europol. Esse descriptografador gratuito está disponível no portal No More Ransom sob o nome de LockBit 3.0 Black Ransomware.


O que você achou desta operação? Comenta aqui em baixo 👇🏾


Fonte: Ciso Advisor



PARCEIROS



Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. CAMBÉ E LONDRINA/PR - Entre em contato ainda hoje.


Além de soluções SaaS, a CTA oferece consultoria e assessoria para que os ganhos com o uso dos softwares sejam alcançados no menor espaço de tempo. O projeto da CTA chama-se Prefeitur@Rápida e, tem exatamente esta função: simplicidade e agilidade. - Clique e saiba mais, - BARRA DO PIRAÍ - RJ


Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita complicação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condiaõ Especial Contadores" - CURITIBA - PR


Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS. SÃO PAULO/SP - Clique e saiba mais.


Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. - LAGES/SC - Entre em contato ainda hoje.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!


Damiao Oliveira - COO/CCO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Colunista Portal de Notícias - APDADOS

Jornalista - DRT 6688/SC

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page