top of page
Foto do escritorJonas Pacheco

CVSS: Entenda a pontuação de Risco de Vulnerabilidades

O Common Vulnerability Scoring System (CVSS) é um padrão globalmente reconhecido para avaliar o risco de vulnerabilidades em sistemas, atribuindo uma pontuação de 0 a 10, onde níveis mais altos indicam maior criticidade. Desenvolvido pelo National Infrastructure Advisory Council e atualmente mantido pela FIRST (Forum of Incident Response and Security Teams), o CVSS permite que organizações priorizem correções de maneira eficaz, protegendo suas infraestruturas de TI.

O sistema avalia vulnerabilidades em três níveis principais: Base, Temporal e Ambiental. Abaixo, detalhamos com exemplos práticos como cada um desses níveis funciona:

Nível Base

O nível Base do CVSS é o núcleo da avaliação, considerando características essenciais e imutáveis da vulnerabilidade. Por exemplo:

  • Explorabilidade: Se uma vulnerabilidade pode ser explorada remotamente (pela internet) ou apenas localmente (com acesso físico ao dispositivo), essa facilidade de acesso define sua gravidade.

  • Impacto: Suponha uma falha que permita a um invasor acessar dados confidenciais sem autorização. Essa vulnerabilidade recebe uma pontuação alta em “Confidencialidade” por comprometer dados sensíveis.

Esses fatores ajudam a determinar o peso da vulnerabilidade. Vulnerabilidades com altos impactos em explorabilidade e impacto costumam receber pontuações elevadas, indicando a necessidade de correção imediata.

Nível Temporal

O nível Temporal avalia aspectos da vulnerabilidade que podem mudar com o tempo, incluindo:

  • Maturidade da Exploração: Imagine que inicialmente uma vulnerabilidade requer um conjunto específico de habilidades para ser explorada. Caso, mais tarde, uma ferramenta automatizada simplifique o processo de exploração, a gravidade temporal aumenta.

  • Correção Disponível: Se uma correção ou “patch” é lançado e se torna amplamente disponível, a pontuação temporal pode diminuir, pois a vulnerabilidade se torna mais controlável.

Esses aspectos dinâmicos permitem que as organizações ajustem a prioridade de correção conforme novas informações sobre a exploração ou solução da vulnerabilidade emergem.

Nível Ambiental

No nível Ambiental, o foco é como a vulnerabilidade se comporta em contextos específicos, levando em conta a infraestrutura e prioridades da organização:

  • Importância da Confidencialidade: Em uma organização financeira, uma vulnerabilidade que expõe dados financeiros teria uma prioridade mais alta em "Confidencialidade" do que em uma organização sem dados sensíveis.

  • Distribuição de Destinos: Se uma vulnerabilidade afeta apenas um sistema específico em um ambiente grande, pode ser menos urgente do que se afetar várias máquinas de alta importância, como servidores críticos.

Aplicar o CVSS no monitoramento de segurança permite que as equipes de TI priorizem as correções com base na gravidade real das vulnerabilidades, focando no que é mais urgente. Com isso, a infraestrutura permanece protegida contra riscos cibernéticos de forma proativa e eficiente, reduzindo as chances de exposição a ameaças que possam comprometer a operação e os dados da organização.




PARCEIROS


Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. CAMBÉ E LONDRINA/PR - Entre em contato ainda hoje.




Além de soluções SaaS, a CTA oferece consultoria e assessoria para que os ganhos com o uso dos softwares sejam alcançados no menor espaço de tempo. O projeto da CTA chama-se Prefeitur@Rápida e, tem exatamente esta função: simplicidade e agilidade. - Clique e saiba mais, - BARRA DO PIRAÍ - RJ




Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. - LAGES/SC - Entre em contato ainda hoje.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!




Jonas Pacheco

Analista de TSI - Somaxi Group


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page