top of page

VIRUS LIMPA CONTA VIA PIX- CUIDADO

Um novo vírus, de origem brasileira, tem infectado celulares e “limpado” contas bancárias de usuários no país, desviando quantias por meio do Pix (sistema de transferência instantânea criado pelo Banco Central).

Segundo a empresa de cibersegurança global Karspersky, desde que o vírus foi descoberto, em dezembro de 2022, foram mapeados 1.505 ataques sucedidos do tipo em sua base de clientes. O ataque pode raspar até 95% do saldo em conta da vítima.


Diferentemente do golpe da mão-fantasma, quando o criminoso acessa o celular da vítima, à distância, o novo golpe do Pix utiliza-se de um sistema automatizado de transferência, que não conta com nenhum tipo de ação do criminoso. O malware (software malicioso) opera sozinho no novo golpe do PIX, sem atuação humana ou interação com a vítima.


Ele faz uma varredura do aparelho infectado, sequestra as credenciais (senhas) e as utiliza para acessar o aplicativo do banco – sem a necessidade que o usuário o faça. Depois disso, o vírus faz a transferência do valor em conta via Pix de maneira 100% automatizada.

Como infecto meu celular?


O vírus Brats infecta o aparelho, a partir do clique em links maliciosos, que direcionam o usuário para o download de um aplicativo malicioso – muitas vezes prometendo um prêmio.

Os links são comumente enviados ao usuário por meio de e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhastApp, e direcionam a vítima a uma página para o download de um aplicativo, que muitas vezes simula o original, como um aplicativo falso do WhatsApp.


O ato de infecção começa no download do app, que solicitará acesso às opções de acessibilidade do aparelho – elas são ferramentas, como um leitor de texto ou uma opção de clique automático, que dão controle total do celular, e foram originalmente desenvolvidas para auxiliar quem tem alguma deficiência sensorial.

Ele permanecerá ali até realizar o ataque às contas bancárias do usuário, buscando por valores para serem transferidos via Pix.


Fonte: Infomoney



PARCEIROS


Além de soluções SaaS, a CTA oferece consultoria e assessoria para que os ganhos com o uso dos softwares sejam alcançados no menor espaço de tempo. O projeto da CTA chama-se Prefeitur@Rápida e, tem exatamente esta função: simplicidade e agilidade. - Clique e saiba mais,


Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita complicação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condições especiais para contabilidades".


Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS - Clique e saiba mais.



Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. LAGES/SC - Entre em contato ainda hoje.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!


Damiao Oliveira - COO/CCO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Colunista Tech Compliance

Jornalista - DRT 6688/SC

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page