top of page

EMPRESA DE ANTIVÍRUS SOFRE ATAQUE VIA IPHONE DE FUNCIONÁRIOS - ENTENDA

Em comunicado recente, a Kaspersky, uma das mais notáveis empresas de segurança cibernética do mundo, disse ter sido atingida por um sofisticado ataque hacker.


De acordo com a empresa, dezenas de iPhones de seus funcionários foram infectados por um malware que recebeu o nome “Operation Triangulation”. O vírus permitia a coleta de informações, gravações de microfone, fotos de mensagens instantâneas e dados de geolocalização, ou seja, se tratava de um potente spyware.

Malware foi enviado via iMessage e não precisava de nenhuma permissão do usuário - De acordo com o relatório da Kaspersky, o ataque foi realizado mediante um recebimento de uma iMessage invisível que continha um anexo malicioso, equipado com um exploit, que consoante a empresa, usou das vulnerabilidades do sistema operacional iOS, para ser executado e instalar o spyware.


Além disso, a implantação do vírus não precisava de nenhuma ação do usuário. Em outras palavras, não precisava ser aberto para surtir efeito. Isto quer dizer que bastava o usuário receber a mensagem para o malware roubar os dados do aparelho.


Após infectado, o malware atuava baixando estágios adicionais de um servidor de comando e controle. Para passar despercebido, ele deletava a mensagem juntamente com o anexo. Entretanto, os usuários não percebiam, pois as etapas eram conduzidas em segundo plano.


A presença do malware impedia a chegada de atualizações nos dispositivos - “Devido às peculiaridades de bloquear as atualizações do iOS em dispositivos infectados, ainda não encontramos uma maneira eficaz de remover spyware sem perder os dados do usuário”, comentou Eugene Kaspersky.


Concluindo, a empresa disse que esse é apenas o começo da investigação do ataque cibernético. Foi repassado aos usuários, ainda segundo o relatório, que enquanto a empresa trabalhar na investigação, o público será atualizado.


Mesmo sendo atingida diretamente pelo spyware, a empresa acredita que não era o principal alvo dos ataques cibernéticos.


Os ataques foram descobertos na medida que os especialistas perceberam o tráfego da rede Wi-Fi corporativa, através da Plataforma Kaspersky de Monitoramento e Análise Unificada (KUMA).


E você, possui algum produto Kaspersky instalado em seu parque de equipamentos?


Fonte: Escolaeducacao



PARCEIROS


Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita complicação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condições especiais para contabilidades".


Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS - Clique e saiba mais.



Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. LAGES/SC - Entre em contato ainda hoje.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!


Damiao Oliveira - COO/DPO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Colunista Tech Compliance

Jornalista - DRT 6688/SC

40 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page