top of page

ATAQUE HACKER EM SUA EMPRESA PODE SER SUA CULPA

Um dos maiores vigaristas da história dos Estados Unidos - teve a sua vida retratada no filme Prenda-me se for capaz, Frank Abagnale Jr, participou do Dell Technology 2023, que acontece em Las Vegas, essa semana.

Abagnale Jr. se transformou em um consultor do FBI e palestrante sobre segurança da informação. E o recado dele para as empresas foi bastante duro: se a sua organização sofreu um ataque hacker, a culpa é sua por ter confiança em excesso.


"Se você acreditou e acredita que seu sistema é seguro, você está absolutamente equivocado. Segurança é um trabalho de vitórias diárias. Não confie nunca em nada. O que eu fiz há 40 anos, hoje está muito mais fácil de fazer por conta das tecnologias existentes. Não cometa o erro de achar que a sua empresa está segura. Não está. Não apenas do ponto de vista de tecnologia, mas especialmente, das pessoas. A engenharia social é uma realidade e não vai mudar. Tanto que 30% das brechas em segurança são causadas pelos funcionários", apontou Abagnale Jr.


Bem sincero, o ex-vigarista e hoje consultor, foi taxativo: "Os cibercriminosos vão usar a Inteligência Artificial. Ela será do mal. Infelizmente, e felizmente, que eu não estarei aqui para ver". Com relação ao momento da segurança da informação, Abagnale Jr. fez uma recomendação às empresas: o momento econômico global é complicado, o dinheiro encurtou, mas não cometam o erro de tirar o dinheiro da segurança da informação. "A história está aí para mostrar que fraudes existem e vão continuar existindo. Não cortem o dinheiro da segurança da informação", reforçou.


Um dos pontos mais interessantes da palestra foi a afirmação de Frank Abagnale Jr. que, se cometesse os crimes que cometeu hoje, certamente não passaria 12 anos em uma prisão. "Hoje um crime de fraude tem um ano de prisão. A verdade é que ninguém vai para cadeia mais por crimes de fraudes", sustentou. Hoje consultor, Frank ficou conhecido por passar até US$ 2.5 milhões de cheques fraudados, e que começou tudo isso antes dos 20 anos.


Comente aqui em baixo se você concorda com esta visão.


Fonte: Convergência Digital



PARCEIROS


Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita complicação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condições especiais para contabilidades".


Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS - Clique e saiba mais.



Comprometimento com resultados buscando sempre a excelência na gestão do seu negócio. Segurança da Informação e Conformidade na Proteção de Dados, Respeito aos clientes, colaboradores e demais envolvidas retribuindo a confiança depositada. LAGES/SC - Entre em contato ainda hoje.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!


Damiao Oliveira - COO/DPO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Colunista Tech Compliance

Jornalista - DRT 6688/SC

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page