top of page

CUIDADO COM USO DE CARREGADOR NO AEROPORTO

De acordo com a agência de segurança americana, hackers descobriram uma forma de utilizar entradas USB de locais públicos para introduzir malwares e softwares de monitoramento em dispositivos.


O alerta foi feito pelo escritório do FBI de Denver, capital do estado do Colorado. “Leve o seus próprios carregadores e cabos USB e usem tomadas”, disse o FBI em post no Twitter.


O anúncio do FBI, no entanto, não se baseia em um incidente específico de invasão a algum celular ou outros dispositivos que carregavam sua bateria em aeroportos.


‘Juice jacking’ é o termo que descreve a atividade de invadir dispositivos através de portas USB em locais públicos. Portanto, essa é tática que criminosos usam para invadir celulares em aeroportos.


No último dia 11, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, a FCC, postou em seu site informações sobre o perigo do juice jacking, bem como formas de prevenção para evitar a tática maliciosa. Segundo a postagem, malwares instalados através de uma entrada USB invadida podem bloquear o dispositivo ou exportas dados e senhas diretamente ao hacker.

Desse modo, os criminosos podem utilizar as informações particulares ou vendê-las para outros agentes mal-intencionados.


Em alguns casos, criminosos podem ir a locais públicos, como aeroportos, e deixar cabos infectados plugados nas portas USB.


Segundo a FCC, os usuários devem adotar as seguintes recomendações para se protegerem do juice jacking:


- Evitar usar estações públicas de carregamento USB e usar um carregador de tomada;

- Utilizar carregadores particulares, de propriedade do usuário, em viagem;

- Levar um carregador portátil ou bateria externa;

- Usar cabos de carregamento apenas, em vez de transferência de dados;

- Ao plugar o dispositivo em uma porta USB, selecione a opção “apenas carregar o dispositivo”.


Fonte: Giz_Br



PARCEIROS


Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita compliação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condições especiais para contabilidades".


Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS - Clique e saiba mais.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!


Damiao Oliveira - COO/DPO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Jornalista - DRT 6688/SC

9 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page