top of page

Furto de carro por hackers chega ao Brasil

Aproveitam de vulnerabilidade na segurança do sistema de chave presencial "keyless" para abrir a porta, dar partida no motor e levar em segundos carros equipados com essa tecnologia.

Morador de Londres, que teve seu Land Rover furtado na frente de casa dessa forma. Hoje, a prática criminosa já chegou ao Brasil, onde praticamente a cada semana surgem relatos de novas vítimas.


O furto de duas unidades do Jeep Compass equipadas com sensor de chave, o quinto veículo mais vendido do País, o SUV da Jeep não é o único modelo sujeito a esse tipo de furto, chamado por especialistas de "relay attack". Os bandidos agem sempre em dupla: o primeiro carrega na mochila um dispositivo que "rouba" o código da chave presencial e o transmite para outro aparelho, que pode ser um smartphone com software específico. Com esse dispositivo, o segundo bandido, posicionado ao lado do automóvel, consegue destravar as portas, entrar na cabine e escapar com o carro.


Um proprietário de um Jeep Compass estaciona em frente a uma padaria da capital paulista. Ele entra no estabelecimento para fazer compras e, com a chave do SUV no bolso, não percebe a aproximação de um criminoso com mochila nas costas - lá está o equipamento usado para clonar o sinal. Assim que recebe o código, o outro bandido, já posicionado ao lado do veículo, abre a porta, dá a partida e escapa.


No caso do brasileiro mencionado no início deste texto, o furto aconteceu quando a chave estava dentro da própria residência. "A chave estava na sala e eles conseguiram rastrear o sinal e destravar as portas. Ao parar o veículo na frente de um bar, por exemplo, hackers podem capturar o sinal da chave que está no seu bolso para furtar o carro enquanto você está nesse bar", contou Rafael Narezzi, especialista em segurança digital, na reportagem publicada por UOL Carros em 2020.


E você, comenta aqui em baixo, o que voce acha desta notícia "sinistra"?


Damiao Oliveira CDPO - Somaxi Group | Jornalista DRT 6688/SC Repórter ANPPD – Portal de Notícias

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page