top of page

VAZAM DADOS SENSÍVEIS DE JOGADORES, DIRIGENTES E COMISSÃO TÉCNICA DO PALMEIRAS

Atualizado: 5 de jun. de 2023

Nomes completos, CPFs e datas de nascimento aparecem no volume, juntamente com exames médicos realizados pelos indivíduos entre julho de 2018 e junho de 2020.


A denúncia feita ao Canaltech incluiu uma planilha divulgada publicamente na internet, com mais de 13,7 mil entradas, cada uma delas correspondendo a um procedimento de saúde realizado por alguém. Como estamos falando de atletas e ex-jogadores do time de futebol, incluindo equipes femininas, existem múltiplos registros pertencentes a uma mesma pessoa; um único indivíduo chega a aparecer com 258 entradas, enquanto 44 são citadas mais de 100 vezes.


Após organizados os dados, se descobriu que o volume indica o comprometimento de dados de 318 integrantes do clube, incluindo atletas que fazem parte do elenco atual do Palmeiras ou que fizeram história no time ao longo dos últimos anos. Também fazem parte do comprometimento membros da comissão técnica, executivos e membros da diretoria; não existem indícios de vazamento de informações de associados, torcedores e outros.


A fonte responsável pelo envio dos arquivos à reportagem associou este a dois outros vazamentos recentes, que também geraram a exposição de dados médicos de funcionários de empresas brasileiras como a operadora de viagens Decolar e a distribuidora Ultragaz. A associação entre estes comprometimentos e a Porto Seguro, entretanto, não foram confirmadas pela própria empresa, enquanto o Palmeiras atribuiu a exposição a um fornecedor de serviços.


Seja como for, a abertura de dados de saúde ao público representa severo risco à privacidade dos indivíduos expostos. Além da liberação de dados pessoais, as entradas também podem levar à revelação indesejada de condições de saúde, consultas ou internações em caráter de urgência. Muitos dos exames podem fazer parte do dia a dia de um atleta, mas o mesmo não pode ser dito de dirigentes e membros da comissão técnica, por exemplo.


Cada vez mais, os operadores de seu negócio precisa estar em conformidade, e seus operadores...estão em conformidade?


Fonte: Canaltech



PARCEIROS


Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita compliação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condições especiais para contabilidades".


Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS - Clique e saiba mais.


Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!


Damiao Oliveira - COO/DPO - Somaxi Group

Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados

Jornalista - DRT 6688/SC

429 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page